Requisitos do Sistema Windows Server 2016

By | July 12, 2017

Olá pessoal,

O objetivo deste post é apresentar os requisitos do sistema Windows Server 2016.

Embora a Microsoft informe os requisitos estimados para a Instalação do Windows Server 2016, os mesmos podem variar bastante de acordo com a configuração do sistema, dos serviços que o servidor esta rodando, dos recursos instalados e da carga que o servidor precisa suportar por exemplo.

É importante ressaltar que cada role e feature demandam recursos de hardware diferentes, podendo exigir recursos adicionais como mais memória, poder de processamento, mais disk I/O e gerar mais tráfego na rede.

Requisitos do Sistema Windows Server 2016

A tabela abaixo exibe os requisitos do sistema Windows Server 2016 necessários para iniciar a Instalação do Windows Server 2016 em uma máquina física.

Requisitos do sistema Windows Server 2016

Nota importante!

Se você tentar criar uma máquina virtual com os parâmetros mínimos de hardware com suporte (1 núcleo do processador e 512 MB de RAM) e, em seguida, tentar instalar esta versão na máquina virtual, a instalação falhará.

Para evitar isso a Microsoft recomenda que você siga o seguinte procedimento:

  • Aloque mais de 800 MB de RAM para a máquina virtual em que você pretende instalar esta versão. Instale o sistema normalmente. Ao terminar a instalação, você poderá alterar a alocação para até 512 MB de RAM novamente.
  • Interrompa o processo de inicialização desta versão na máquina virtual com SHIFT+F10. No prompt de comando que será aberto, use Diskpart.exe para criar e formatar uma partição de instalação. Execute Wpeutil createpagefile /path=C:\pf.sys (presumindo que a partição de instalação que você criou tenha sido C:). Feche o prompt de comando e prossiga com a instalação.

Apesar da instalação do Windows Server 2016 não exigir muitos recursos de hardware, não é recomendado que você o instale apenas com os requisitos mínimos.

Por exemplo, se você instalar um servidor com apenas 32GB de disco,  ao terminar de configurá-lo e instalar todas as atualizações de software, possivelmente não haverá mais espaço em disco disponível.

Ao contrário, você deve alocar recursos suficientes para a instalação do sistema operacional além de todas as roles e features necessárias, atualizações do sistema, software de terceiros etc.

Se você planeja implementar um servidor para que ele seja o host das máquinas virtuais (com a Role do Hyper-V ou com a edição do Hyper-V), você irá precisar de muito espaço em disco para armazenar os discos virtuais, assim como capacidade de processamento e memória RAM para rodar todas as VMs.

No entanto, se você irá instalar apenas a role do DNS, é possível fazer a implementação com o Windows Nano Server! Esta opção de instalação exige pouquíssimos recursos.

Para saber mais informações sobre as edições do Windows Server 2016 e as opções de instalação, clique aqui para ler o artigo.

Abaixo segue uma tabela para que sirva apenas de referência, e não como regra, sobre os recursos de hardware exigidos por algumas roles do Windows Server 2016.

Recursos de Hardware e Server Roles

Portanto, é recomendável ter recursos de hardware como processador, memória RAM e espaço em disco de sobra, para evitar queda na performance ou até mesmo indisponibilidade do servidor.

Desktop Experience

Caso pretenda instalar o Windows Server 2016 com interface gráfica, fique ciente que ela consome aproximadamente 4 GB a mais de espaço em disco,  exige 15% a mais de RAM e 5% de processamento.

Desktop Experience Windows Server 2016

Desktop Experience – (GUI Interface)

Nano Server

Esta opção de instalação consome poucos recursos, porém, os requisitos podem variar de acordo com as roles e features instaladas.
O Nano server é implementado através de um VHD, podendo ser utilizado em uma máquina virtual ou como um disco bootável em uma máquina física. A O VHD mais básica do Nano Server possui aproximadamente 440 MB.

Nano Server Recovery Console

Nano Server – Console

Outros requisitos

Além disso, tenha em mente que outros requisitos específicos podem ser necessários de acordo com a infraestrutura e necessidade de cada organização.

  • Será necessário mais espaço em disco para instalações executadas através da rede ou para computadores com mais de 16 GB de RAM.
  • Adaptadores de storage  e adaptadores de rede devem ser compatíveis com a especificação de arquitetura PCI Express.
  • Caso pretenda utilizar a feature do BitLocker é necessário que o hardware possui o chip TPM 2.0 (Trusted Platform Module).

Agora que você já sabe dos requisitos do sistema Windows Server 2016.

Espero que este post tenha o ajudado na sua escolha e no planejamento de instalação.

até mais!

 

 

Author: Willians Pereira

Willians Pereira é especialista na área de Infraestrutura de servidores, redes, storage e virtualização, oferecendo soluções para pequenas e médias empresas. Também trabalha como Instrutor Udemy e ministra treinamentos na sua área. Possui certificações Microsoft MCTS, MCSA, Red Hat RCHSA, RHCE, VMWare VCP-DCV, Cisco CCNA, Cisco CCNP Switch, Brocade BCNP, CompTIA Storage+, SNIA SCSE.